fbpx

O perigo do cloro para a roupa de banho

Um dia de piscina, geralmente, rende muito mais do que um momento de relaxamento e refresco. É a hora de atualizar as fotos das redes sociais com os trajes de banho que estão na moda. A escolha do biquini, do maiô ou da sunga, por exemplo, é um ritual para algumas pessoas. 

Cores, estampas, modelagem e conforto são quesitos que devem ser considerados. Porém, existe um item que nunca faz parte da tendência moda praia: o cloro. A seguir, falaremos mais sobre o perigo do cloro para a sua roupa de banho.

Na moda praia, o cloro não é tendência 

O mercado oferece hoje centenas de modelos e combinações diferentes de itens de moda praia, com opções para todos os bolsos e gostos. Seja qual for o seu modelo preferido, tem um detalhe que, infelizmente, vai diminuir sua vida útil. E esse detalhe tem nome, se chama cloro.

Por mais que o cloro seja, ainda, uma alternativa muito utilizada para manter a água da piscina livre de impurezas, sua contrapartida não é tão vantajosa assim. Além de possibilitar o desenvolvimento de alergias e dermatites, como elencamos neste conteúdo aqui, o cloro pode destruir as fibras dos tecidos. 

Se um respingo de cloro é capaz de danificar as roupas que usamos em nosso dia a dia, como calças e blusas, imagina o que pode acontecer com peças que ficam imersas dentro da piscina?

Quem frequenta piscina já pode ter percebido que é comum, após um tempo, o tecido do biquíni ou da sunga ficar mais desgastado, perdendo um pouco da cor original e até a elasticidade. Isso, por si só, é reflexo do perigo do cloro para peças tão delicadas como as roupas de banho. O desgaste do tecido fica evidente e dificilmente consegue ser revertido. 

Além disso, a substância química agride a peça, diminuindo seu tempo de vida útil. Nem mesmo lavar as roupas rapidamente após o uso resolve o problema. Elas realmente estragam mais rápido pela ação do cloro. É por isso que também devemos evitar usar alvejante com cloro na máquina de lavar, muito menos misturá-lo com sabão em pó.

Como prolongar a vida útil do biquini?

Independentemente do contato com o cloro e os seus perigos, é preciso ter alguns cuidados especiais com sua roupa de banho para aumentar a durabilidade. Uma das recomendações é lavar as peças de forma manual, usando água fria e sabão neutro.

É de bom tom evitar torcer as peças. Para eliminar o excesso de água, apenas esprema um pouco para escorrer a água. Deixe secando na sombra para evitar a ação do sol diretamente sobre o tecido. 

Outro cuidado a ser tomado é com o protetor solar. Não estamos dizendo para não utilizá-lo, afinal, ele é o melhor amigo de quem deseja retardar o envelhecimento natural da pele e reduzir os riscos de câncer e outros problemas dermatológicos. Nosso alerta aqui é para evitar o contato direto no biquíni ou na sunga, pois o mesmo pode manchar e desbotar o tecido.

Livre-se do perigo do cloro com a ionização de piscina 

É possível sair ileso de todos os perigos do cloro ao investir em uma solução simples e muito prática. Piscina com cloro é coisa do passado. Hoje, um ionizador de piscinas garante a limpeza e manutenção da qualidade da água com muita eficiência.

O ionizador de piscinas é um equipamento de fácil instalação. Ele dispensa totalmente o uso de cloro e de outras substâncias químicas. É muito mais saudável para a sua saúde e para a sua roupa de banho.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela NASA para tratar a água dos astronautas que estão em missões espaciais. Com isso, ela não agride a pele, o cabelo, não tem contraindicação e, ainda por cima, vai garantir que a sua roupa de banho favorita dure muito mais tempo.Quer saber como a ionização da piscina funciona? Clique aqui e fale com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *