Por mais que seja muito divertido ter uma piscina em casa para poder aproveitar bons momentos e se refrescar, é preciso ter em mente que alguns cuidados são necessários. Para que a água esteja sempre limpa e livre de qualquer tipo de poluentes, entra em cena o ionizador de piscinas: um tratamento eficaz e seguro para a saúde.
Trata-se de uma técnica de última geração, desenvolvida pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana) para tratar a água dos astronautas durante missões espaciais. Mas não pense que essa tecnologia ainda está longe de chegar por aqui. Pelo contrário, este sistema já é adotado no tratamento da água potável que é consumida em residências em países da Europa, América do Norte e Ásia.
Como funciona um ionizador de piscina?
O ionizador é um equipamento instalado na casa de máquinas da piscina, por meio de um sistema elétrico, com baixa voltagem, que vai produzir íons de cobre. Esses elementos vão circular pela água combatendo as impurezas. Os íons de cobre atacam as bactérias e impedem o crescimento de algas.
É um método sem contraindicações e totalmente inofensivo tanto para seres humanos como para animais. Financeiramente, também compensa, já que o investimento é feito uma única vez, e não será mais preciso gastar mensalmente com produtos químicos. O consumo de energia também é bem baixo, comparável a uma lâmpada led convencional, por exemplo.
Outra propriedade do ionizador de piscina é poder programar a manutenção da água, fazendo com que o usuário ganhe tempo e liberdade, pois não precisa se preocupar em ir até a piscina para iniciar o tratamento.
Além disso, o ionizador de piscinas descarta completamente a necessidade do uso de cloro, o que representa menos riscos para quem quer apenas se divertir na água, sem se preocupar com danos à pele e ao cabelo, e sem aquele cheiro forte do produto, que muitas vezes, incomoda.
Ionizador para afastar os perigos do cloro
Uma piscina suja é um risco à saúde de qualquer pessoa. Quando está sem o cuidado devido, aumentam as chances da ocorrência de micoses, diarreia e até hepatite A. Deste modo, a qualidade da água de uma piscina é imprescindível.
Atualmente, o cloro é o método de limpeza mais utilizado em piscinas do Brasil e no mundo, sejam elas residenciais ou públicas. Muito comum em todas as regiões do país, o cloro tem como objetivo eliminar algas e bactérias, mantendo a água limpa por mais tempo.
O problema acontece quando o cloro é utilizado em excesso ou mal administrado. Entre os perigos causados por ele estão: irritações e agravamento de alergias, bem como de asma, bronquite e rinite; e até mesmo uma intoxicação. Entre os sintomas sentidos por quem fica intoxicado de cloro estão: irritação nos olhos e na pele, queimação na garganta e dificuldade de respirar, náuseas, vômitos e dores na região do tórax.
Isto acontece pois o cloro que é absorvido pela nossa pele afeta a ação de substâncias que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo, como o iodo, por exemplo. Vários estudos internacionais vêm abordando os malefícios do cloro mostrando, inclusive, como que ele pode ser causador de carcinomas.
Em contato com o ouvido, o cloro também contribui para uma otite externa, o que provoca dor e pode levar a perda da audição em casos não tratados. Quem também sofre com o cloro nas piscinas é o cabelo, que fica fraco e quebradiço. Quantas vezes você precisou lavar o cabelo no chuveiro com uso de xampu e condicionador após um dia na piscina? O culpado disso é o cloro.
Saúde em primeiro lugar
São muitos os riscos envolvidos quando se escolhe tratar uma piscina com cloro. Por isso, ao decidir ter uma piscina em casa e colocar tudo na balança, é possível perceber que o custo-benefício do cloro não é tão vantajoso quanto parece.
Assim, investir na tecnologia de um ionizador de piscinas compensa bem mais, tanto pelo preço, como pela tranquilidade por saber que não se trata de um método prejudicial ao seu bem-estar e à sua família.
Sabe aquela ducha de água doce, quase uma obrigação após a saída da piscina? Para quem tem um ionizador instalado, ela deixa de ser tão necessária. Pelo contrário, o ideal é não tomar esta ducha, que tem cloro, para manter a água da piscina sempre saudável. Os cabelos, a pele, e a saúde como um todo agradecem.
Para levar essa facilidade para a sua casa, clique aqui e faça um orçamento com a gente.