fbpx

Veja as diferentes formas de tratar a água da piscina

Ter uma piscina em casa é um luxo e um refúgio nos dias quentes, mas para aproveitar ao máximo, é essencial manter a água limpa e saudável. E métodos para isso são o que não faltam!

Neste conteúdo, vamos explorar diversas formas de tratamento de água para piscinas, garantindo que você possa desfrutar de um ambiente convidativo sem preocupações com a qualidade da água ou riscos à sua saúde e a de sua família.

Qual a importância de limpar a água da piscina?


Não importa o tipo ou o tamanho da sua piscina, a manutenção regular é fundamental para garantir qualidade e segurança.

A frequência de manutenção vai depender da carga orgânica na água da piscina conforme o volume de pessoas que fazem uso da piscina ao dia.  Em piscinas públicas como aquelas instaladas em clubes, academias e condomínios, por exemplo, é necessário realizar a manutenção diária. Já em piscinas residenciais, uma vez por semana é um período adequado.

Vale lembrar que uma piscina suja não apenas compromete sua aparência, como também pode representar riscos à saúde.

Bactérias, fungos e até a proliferação de mosquitos podem ocorrer em água suja, aumentando o potencial para doenças e desconforto. Inclusive, o acúmulo de sujeira pode gerar problemas como o surgimento de algas, deixando a água verde, com aspecto de desleixo.

Limpeza ajuda na economia de água a longo prazo


Além dos aspectos de saúde que comentando anteriormente, manter a piscina sempre limpa contribui para a economia de água.

Quando a água da piscina fica muito suja, é necessário fazer uma limpeza de choque. Isto resulta na utilização de recursos com carga química elevada, ocasionando na necessidade de investimento financeiro na compra de novos produtos químicos nocivos à saúde.

Portanto, ao manter a água limpa, você não apenas economiza água, mas também reduz o impacto ambiental e gastos desnecessários.

Rotina de limpeza: por onde começar?


A gente sabe que limpar a água da piscina é um trabalho que poucas pessoas gostam de fazer. Contudo, ao estabelecer uma rotina de cuidados, essa tarefa pode ficar ainda mais simples e dinâmica.

Passo 1: peneiração e escovação

Comece a limpeza da piscina com medidas simples, como usar uma peneira para remover detritos como galhos e folhas que podem cair na água. Isso evita que eles se decomponham e afetem a qualidade da água.

Além disso, a escovação regular das paredes da piscina é essencial para evitar manchas e o crescimento de micro-organismos, como as algas.

Passo 2: utilize lona protetora


Uma lona protetora é uma grande aliada na manutenção da piscina. Cobrindo a superfície, ela impede que detritos externos contaminem a água.

Isso é especialmente útil durante períodos em que a piscina não será utilizada, como no inverno, garantindo uma piscina pronta para uso quando você quiser, sem a necessidade de esvaziá-la e abrir brechas para possíveis prejuízos.

Passo 3: escolha uma forma para tratar a água


Existem diferentes formas de tratar a água da piscina. A mais tradicional delas é o cloro. Apesar da sua eficácia no combate aos vírus e bactérias, esta substância pode causar danos à saúde, como problemas de pele, irritação nos olhos e outros malefícios, que iremos detalhar.

O nosso organismo necessita de iodo para manter o bom funcionamento de alguns órgãos de nosso corpo e, ao absorvermos o cloro, este por sua vez substitui o iodo. A falta de iodo pode desencadear doenças.

O iodo sofre em nosso sistema de captação intracelular uma competição entre os elementos chamados halogênios – Cloro, Bromo e Flúor – que penetram pelo mesmo sistema cotransportador, fazendo com que as células trabalhem captando os elementos em maior concentração. Assim, ao invés do iodo seguir para aos nossos órgãos, aparece o cloro, acarretando diversas várias patologias.

Por isso, para evitar que isto aconteça, já existem soluções inteligentes no mercado capazes de substituir o uso deste tipo de saneante. São elas: ozonização e a ionização. Já falamos aqui sobre a diferença entre estes métodos. Vale a leitura e a reflexão caso você queira escolher um deles para a sua piscina.

Método inovador: ionização

Se depois da sua pesquisa sobre métodos de tratamento você se decidir pela ionização, saiba que escolherá uma das tecnologias mais eficazes e modernas para manter sua piscina limpa.

Esse sistema utiliza íons de prata e de cobre para combater bactérias e algas, mantendo a água cristalina e saudável. Além de sua eficácia, a ionização oferece praticidade, já que opera automaticamente, economizando seu tempo e seu esforço.

Além de manter a água limpa, a ionização elimina a necessidade de cloro e outros saneantes agressivos, proporcionando uma experiência mais segura para os usuários. Com uma instalação simples em sua casa de máquinas, você pode desfrutar de uma piscina com água de qualidade sem preocupações.

Manter a água da sua piscina limpa é essencial para garantir uma experiência de natação segura e agradável. Ao adotar medidas simples como peneiração e escovação, além de considerar métodos inovadores como a ionização, você pode desfrutar de uma piscina convidativa, economizar água e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Lembre-se sempre de escolher o método que melhor se adequa às suas necessidades e desfrute do seu refúgio aquático sem preocupações. Caso queira levar a IonFix para a sua piscina, entre em contato com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *