fbpx

Sistema ionizador X ionizador solar: qual o ideal?

Quando o assunto é a qualidade da água das piscinas, o primeiro cuidado que se precisa ter é com a limpeza. Manter a água livre da sujeira e de poluentes é a melhor forma para garantir um ambiente saudável, sem riscos à saúde. 

Para evitar o uso de cloro e outros saneantes que podem provocar diversos problemas e possuem inúmeras contraindicações, uma boa alternativa é apostar na ionização. Atualmente, o mercado oferece dois tipos de ionização: o sistema ionizador e o ionizador solar. Ambas as opções possuem características específicas que podem de adequar às suas necessidades.

A seguir, vamos mostrar os detalhes e o método de funcionamento deles para que você possa escolher aquele que poderá funcionar melhor para a sua piscina.

Como o sistema de ionização funciona? 


O sistema de ionização é considerado como a melhor alternativa para substituir o uso de cloro em piscinas, sejam elas caseiras ou públicas. Trata-se de um sistema altamente eficaz para a eliminação de algas, bactérias, vírus e até fungos. Inclusive, ele utiliza a mesma tecnologia desenvolvida pela Agência Espacial Norte Americana, a NASA, para tratar a água dos astronautas.

A ionização é um método prático e automático, com instalação simples e segura. O equipamento funciona sozinho, reduzindo o trabalho manual e eliminando a necessidade de uma pessoa limpar a piscina, o que gera ganho de tempo, além de ser
um ótimo custo-benefício. 

O sistema funciona da seguinte forma: ao ser instalado na piscina, o equipamento eletrônico emite uma quantidade pré-determinada de íons de prata e cobre na água, que pode variar conforme o tamanho da piscina.

O cobre atua como algicida, eliminando as algas, enquanto os íons de prata combatem fungos, vírus e bactérias. É uma forma segura para todas as pessoas que usarem a piscina, incluindo crianças e animais de estimação. Outro detalhe é que o consumo de energia do equipamento é muito baixo, praticamente imperceptível na conta de luz ao fim do mês. O custo equivale a uma lâmpada. 

Qual a diferença para o ionizador solar?

O ionizador solar para piscina, como o próprio nome sugere, é um dispositivo – em geral flutuante na água – que utiliza a energia solar para gerar íons de cobre ou prata para manter a água limpa e livre de bactérias e algas, reduzindo a dependência e o uso de produtos químicos.

Este sistema é composto por um painel solar que captura a luz do sol e a converte em energia elétrica. Essa energia elétrica é usada para alimentar o ionizador, que contém eletrodos de cobre ou prata. Quando a água da piscina passa pelos eletrodos, ocorre um processo eletrolítico no qual os metais são ionizados.

Um detalhe que vale ficar atento é quanto à necessidade de sol constante para um bom funcionamento deste equipamento. Dependendo do fabricante, o ionizador solar necessita de quatro a cinco horas de sol por dia para conseguir desempenhar um
bom trabalho. Assim, tanto em dias nublados quanto em chuvas contínuas, o funcionamento do ionizador solar pode ficar prejudicado.
 
Outro detalhe importante sobre os ionizador solar flutuantes é a vulnerabilidade. Por serem móveis, estão mais sujeitos a ação de crianças, que podem retirá-los da piscina, cessando sua funcionalidade. Isto também pode impactar num aumento continuado da ionização da piscina por não haver controle da potência. Vale destacar, também, que este equipamento é inviável para piscinas muito grandes ou públicas.

Em breve, quando a nova norma para piscinas entrar em vigor, que vem sendo elaborada pelo grupo CEE-215 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), haverá atualizações, novidades e restrições neste tipo de sistema de ionização. Ostécnicos da Ionfix têm participação ativa neste processo.

Qual o ideal para piscina?

Os ionizadores são uma forma segura para prevenir o surgimento de algas e demais problemas que interferem na qualidade da água. Não restam dúvidas de que a utilização deste método é a forma mais certeira de reduzir o uso de produtos químicos na piscina e tornar a água menos nociva para pele, cabelos e olhos.

Contudo, a resposta para esta pergunta dependerá, exclusivamente, da forma como o proprietário deseja lidar com a manutenção complementar da sua piscina. No caso do ionizador solar, ele pode vir a ter que combinar métodos químicos de higienização para suprir o trabalho do equipamento após um ou mais dias com tempo nublado.

Já com o sistema ionizador elétrico, o proprietário consegue ter mais controle sobre o seu funcionamento, pois ocorre de forma programada e independente das condições climáticas ou da ação de terceiros, neste exemplo, das crianças. Um ponto importante na escolha do sistema de ionização é o pós-vendas, que é a etapa mais importante de todo o processo. Neste quesito, a Ionfix é referência de mercado.

Caso o cliente precise solicitar a troca do dispositivo, enviamos um outro equipamento novo para ele, sem custo do frete do envio ou da devolução do danificado. Faça uma busca no RECLAME AQUI ou no Google para verificar que somos uma empresa de credibilidade e excelente reputação.

Por fim, vale o alerta: independentemente do tipo de ionizador escolhido, é essencial seguir as diretrizes do fabricante e as boas práticas de segurança para proteger os usuários e manter a água em condições ideais.

Caso a sua opção seja por instalar o sistema de ionização, como o IonFix, entre em contato com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *